



release
O Orí Cia. de Dança nasceu em 10 de Maio de 2014 na cidade de Caruaru, a maior cidade do interior de Pernambuco, tendo como idealizadores o Vanaldo Brito e Renata Lima que são os diretores e presidentes da instituição, que ganhou a natureza jurídica em 20 de novembro de 2020 com a fundação da Associação Cultural Afro-brasileira Orí, e no ano de 2024 foi reconhecida como Ponto de Cultura.
A instituição esta voltada a desenvolver ações socioculturais, contribuindo no fortalecimento de nossa identidade de matrizes afro-brasileiras, utilizando a arte como elemento facilitador na desmistificação de preconceitos e de visibilidade da diversidade de matriz afro, peculiar ao Brasil que é o país com maior população negra em diáspora africana.
A Associação Cultural Afro-brasileira Orí é afiliada ao CIOFF Brasil, que é umas das maiores organizações de Festivais de Folclore do mundo, e tem representado a cultura afro-brasileira em vários eventos regionais, nacionais e internacionais. Além de ter parcerias com outras instituições culturais, como a ABrasOFFA que é uma outra grande organização de festivais internacionais de folclore. O Orí foi o primeiro grupo de dança de matriz afro-brasileira a compor a programação do maior São João do mundo, em Caruaru, desde o ano de 2017, possibilitando a afirmação de identidade negra nos festejos juninos, que é um ciclo tão representativo de nosso país.
Em sua caminhada o Orí tem se dedicado firmemente aos seus objetivos, e ainda em 2016 recebeu o Título Notório do Saber da Cultura Afro-Brasileira, e em 2019 recebeu uma honrosa homenagem realizada pelos povos de religião de matriz africanas da cidade de Caruaru/PE, em reconhecimento ao trabalho respeitoso e embasado em pesquisas realizado pela instituição, o qual vêm oportunizando dar visibilidade as tradições de matriz afro-brasileira.
PRESIDENTES DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA ORÍ

Presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira Orí, além de ser o diretor geral e bailarino do Orí Cia. de Dança. Atua no segmento artístico desde o ano 2000 com experiências em Danças Populares e afro-contemporâneo, participando de diversos eventos e formações. Em sua caminhada realiza pesquisa, produção e execução na área de cultura popular, com ênfase nas matrizes Afro-brasileiras.
Desenvolve eventos, palestras, oficinas de dança, e espetáculo em torno da temática afro-brasileira. Pós graduado em História da Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Vice-Presidente da Associação Cultural Afro-brasileira Orí, Diretora Cênica da Cia Orí, Bailarina, coreografa e pesquisadora da Cultura Popular, com experiência em dança contemporânea, clássico, Jazz e Popular.
Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2013), com especialização em Dança Educacional e Artes Cênicas pela CENSUPEG (2014). Oficineira na área de Educação com dança e teatro. Coordenadora de Cultura em Projeto Escola Aberta, professora de dança na Rede Municipal de Ensino de Caruaru e CEPA.

POR QUE O GRUPO SE CHAMA ORÍ?
O nome Orí, cujo termo é Iorubá, “significa cabeça. Refere-se a uma intuição espiritual e ao destino”. “Orí é o deus portador da individualidade. Representa o mais íntimo, o inconsciente, o próprio sopro da vida”. “Toda força concentrada do corpo se chama Orí e sua sede é na cabeça”. “É o desejo, sabedoria, o “EU”, a consciência e harmonia que fará conduzir com inteligência e força nossa vida em direção ao caminho mais voltado a nossa real existência”.
A escolha do nome Orí surgiu de uma inspiração. E ao pesquisarmos o significado refletimos que a singularidade de cada ser poderá trazer contribuições significativas ao processo de ações culturais que serão desenvolvidas coletivamente. Podendo somar forças para embelezar ainda mais o magnífico cenário multicultural do nosso país.
ORÍ CIA. DE DANÇA
Renata Lima / Vanaldo Brito
Tel: (81) 9888-9315